Ser melhor. Foi este o ponto de partida da criação da Inovpeças, empresa que abriu portas a 1 de abril de 2011 e que, desde então, é uma referência no comércio a retalho de peças e acessórios para veículos automóveis ligeiros na região Norte.
José Carlos Carneiro e Paulo Magalhães, ambos com vasta experiência profissional no mercado, puseram mãos à obra e viram o projeto crescer de forma constante e firme.
Onze anos depois, a Inovpeças conta já com sete lojas, implementadas em Marco de Canaveses (desde 2011), Penafiel (desde 2014), Resende (desde 2016), Valongo (desde 2017), Lousada (desde 2018), Paredes (desde 2020) e Castelo de Paiva (desde 2021). A estrutura é ainda constituída de um forte fator humano, de 96 colaboradores.
Na base deste crescimento estão quatro fatores determinantes: a inovação, a qualidade, o profissionalismo e a competência crescente.
“Acreditamos que temos dado os passos certos. Às vezes, é muito fácil crescer muito rápido. O problema é ter uma boa estrutura para aguentar e, neste caso, acho que o temos feito bem”, destaca José Carlos Carneiro.
Numa visita ao passado, Paulo Magalhães recorda que “há 11 anos atrás olhamos para o mercado e achamos que alguma coisa não estava bem. A evolução do setor automóvel é uma das maiores a nível mundial e nós achamos que a área não estava a ser bem trabalhada, que haveria muito mais potencial. Estes 11 anos acabam por nos dar razão”, sublinha.
O crescimento foi rápido e assertivo, sem nunca perder o foco principal e tendo o suporte de todos. “O que fazemos é diferente do que se vê no mercado, mas também temos lutado para o conseguir fazer, com o apoio de toda a equipa”, salienta José Carlos Carneiro. “Não conseguiríamos chegar aqui sem os nossos colaboradores. Neste momento temos quase 100 pessoas na nossa estrutura e, por muito boa vontade que tenhamos, se não tivéssemos a colaboração de uma boa equipa, não se conseguia fazer o que se faz”, diz ainda.
“Acho que o facto de os clientes acreditarem cada vez mais em nós tem mesmo a ver com o trabalho que a nossa equipa tem feito e tem desenvolvido”, concorda Paulo Magalhães.
Para os sócio-gerentes, o fator humano é mesmo o grande elemento diferenciador da Inovpeças. “É darmos importância às pessoas. Quando existe um problema tem que ser resolvido. É procurá-lo, tentar explicá-lo, tentar partilhá-lo e solucioná-lo, acima de tudo. Praticamente todas as empresas que operam neste ramo têm acesso aos mesmos produtos. A diferenciação estará sempre em tudo o que não é a peça, e tudo o que não é peça engloba o serviço que se presta, o relacionamento com os clientes e a equipa que se tem”.
“Sem os clientes não existimos”
O sucesso da Inovpeças enquanto diferenciadora no mercado é também feito, em grande parte, da confiança dos clientes e, por isso mesmo, estes nunca são esquecidos.
De olhos postos no futuro, a Inovpeças irá continuar a investir na evolução qualitativa dos seus serviços para oferecer sempre a resposta mais adequada às exigências do mercado.
“Esperamos ainda evoluir, como é lógico. Estamos todos os dias a aprender e a tentar evoluir. O resto só o futuro dirá, mas temos alguns planos”, revela José Carlos Carneiro.
A guiar os “planos” está a mesma vontade do primeiro dia. “Não queremos ser os maiores, queremos sim ser os melhores”, asseguram.