A resposta é SIM.
Além de contribuírem fortemente para o conforto dos passageiros, os amortecedores desempenham também um papel muito importante na distância de travagem e na estabilidade da direção em andamento, entre outros aspetos.
Os amortecedores trabalham em conjunto com a suspensão e, tal como acontece com outras peças, eles desgastam-se progressivamente com o uso.
O impacto da condução sobre o solo irregular é absorvido pela suspensão, que impede o contacto entre as massas suspensas e as massas não suspensas do veículo. Depois da compressão, as molas de suspensão tentam afastar umas massas das outras e os amortecedores reduzem as vibrações nas molas e, assim, o movimento da carroçaria.
De uma maneira geral, o condutor não se apercebe dos efeitos do desgaste dos amortecedores a curto prazo e habitua-se à perda gradual da sua eficácia. No entanto, a degradação da segurança de condução continua a aumentar.
O mau estado dos amortecedores pode resultar em:
- Aumento da distância de travagem
- Instabilidade da direção em andamento
- Aquaplanagem, nas superfícies molhadas
- Maior fadiga e desconforto do condutor e passageiros em percursos longos
- Desgaste acelerado de outros elementos do veículo: pneus, rolamentos, molas de suspensão, etc.
Na hora da substituição de peças, oficinas e clientes finais devem optar pela qualidade, como garantia da maior segurança possível.
A Sachs e a Bilstein são marcas de qualidade superior em amortecedores, suspensões e componentes de suspensão e os produtos estão disponíveis na Inovpeças!