A chegada do Inverno traz consigo as temperaturas baixas, que afetam não só as pessoas como também os seus automóveis. Para que não seja apanhado desprevenido neste Inverno, reunimos algumas avarias que são típicas nesta estação do ano e alguns cuidados que deve ter para as evitar:
O carro custa a pegar
No Inverno, deve mandar verificar se a saúde da bateria do seu automóvel está a 100%. Com o frio existe uma redução da sua capacidade de carga e as temperaturas baixas podem afetar também o arranque do motor.
Perda da visibilidade para a estrada
Com a maior utilização do sistema de iluminação e desembaciamento existe também uma maior probabilidade de avarias. Por isso, deve mandar verificar se estes estão a funcionar como o pretendido, uma vez que são extremamente úteis para ter uma maior visibilidade.
Em relação às escovas: condições como o calor, o frio e a acumulação de sujidade acabam por estragar as borrachas. Se verificar que não estão nas condições desejadas deve optar por substituí-las.
Dica extra: Se costuma utilizar água quente para retirar o gelo dos vidros saiba que não o deve fazer, pois com o aumento da temperatura pode provocar a expansão das rachas e riscos existentes.
Motor com temperaturas elevadas
O óleo existente no motor tem como principal função a lubrificação dos componentes presentes no motor. A descida das temperaturas pode reduzir a sua função de lubrificação.
Dica extra: Deve garantir que utiliza o líquido de refrigeração recomendado pelo fabricante do seu veículo e que este é substituído regularmente. Adicionalmente, deve optar por líquidos de limpeza do para-brisas com propriedades que facilitam o descongelamento rápido.
NOTA: Muita atenção também aos pneus, pois com a chegada das chuvas e do gelo é normal que não seja tão fácil controlar deslizamentos. Se conduzir em zonas de queda de neve, e caso seja necessário, utilize correntes.