Se sente que o seu carro perde estabilidade nas curvas, tem uma condução diferente ou faz barulhos estranhos ao passar em buracos e lombas, saiba que este é um indício de problemas na suspensão e, por isso, deve levá-lo com a maior brevidade possível a fazer uma revisão.
Os danos na suspensão alteram a performance do veículo, tornando-o instável, o que pode gerar desconforto a quem nele circula e, no pior cenário, acidentes graves.
Existem indícios de que a saúde da suspensão do seu veículo está a chegar ao fim. Ruídos estranhos provenientes dos amortecedores, desgaste nos foles e borrachas ou folgas nos batentes são o início de problemas sérios.
Além destes, existem outros sinais de desgaste a que se deve dar atenção:
- Direção instável
Se durante a condução sente a direção instável e que o carro tem tendência a fugir, fique atento pois este é um sinal transmitido pelo sistema de suspensão.
- Pneus com desgaste inadequado
O estado e a pressão dos pneus do carro devem ser verificados com regularidade, porque podem indicar diversos problemas, incluindo os relacionados com a suspensão.
- Fuga de óleo
Se, ao verificar o estado dos amortecedores do seu veículo com regularidade, der conta de uma fuga de óleo, os vedantes podem estar danificados e a troca deve ser feita num curto espaço de tempo.
- Rodas com contacto incerto no chão
Se perceber que as rodas do seu veículo estão em contacto incerto com o chão, verifique o estado dos braços de suspensão do seu automóvel (e derivados). O mais provável é existir uma folga adicional que lhe está a danificar os componentes de suspensão.
- Instabilidade ao curvar
Um dos problemas que indicam deficiências no sistema de suspensão é uma má performance do veículo ao curvar. Neste caso, curvas acentuadas podem ser um problema. Se sentir anomalias nestas situações recomenda-se que visite uma oficina o mais rápido possível.
- Ruídos fortes
Se no dia-a-dia ouvir ruídos fortes ao circular em paralelos e/ou quando passa em lombas ou buracos, deve verificar os batentes e cabeçotes, além dos amortecedores.
Como a maioria dos amortecedores são protegidos por um fole, que previne a entrada de lixo e poeiras para a peça, também deve verificar que este se encontra em bom estado e não tem nenhum rasgo. O mau estado do fole pode ser emissor de ruídos e, a curto/médio prazo, pode causar danos acrescidos ao seu sistema de suspensão.
Dica:
Quer ter a certeza que os seus amortecedores estão com problemas antes de visitar o seu mecânico? Não faça o famoso teste de balançar o carro com ele parado!
Numa reta de alcatrão, sem buracos, acelere um pouco e de seguida trave. Analise o comportamento do seu veículo.
A carroçaria permaneceu estável? Este é um bom indício, o que não significa que não possam existir problemas a surgir.
A carroçaria do seu veículo oscilou após a travagem? Saiba que o seu sistema de suspensão apresenta problemas e deve visitar o seu mecânico assim que possível.
É importante salientar que este teste não deve apresentar perigo para os ocupantes do carro nem para quem circula na via pública.