Com a chuva e as más condições climatéricas há maior probabilidade de acidentes rodoviários e, por isso, exigem-se cuidados redobrados.
Praticar uma condução defensiva, com respeito pelos limites de velocidade e aumento da distância de segurança em relação ao veículo da frente, é o primeiro passo para que o tempo de resposta seja melhor e se consigam evitar possíveis derrapagens e embates.
Lembre-se: ao deparar-se com um lençol de água na estrada, deve reduzir a velocidade antes de o atravessar e sempre com a caixa de velocidades, de forma a evitar o risco de aquaplanagem.
Além destas regras básicas de condução, há cuidados específicos relacionados com a viatura que são essenciais:
1 – Verificar o estado dos pneus, discos de travão e pastilhas
É importante garantir uma boa aderência ao piso e ainda a eficácia e segurança nas travagens.
2 – Garantir escovas em boas condições e vidros desembaciados
Uma boa visibilidade é fundamental. Se a limpeza e a remoção de água no pára-brisas for realizada devidamente, a segurança de todos fica mais assegurada. A diferença de temperatura entre o interior e o exterior do veículo leva a que os vidros fiquem embaciados, sendo importante que o ar condicionado funcione corretamente.
3 – Circular com as luzes acesas
Em momentos de visibilidade reduzida, conduza com os médios ligados e ainda as luzes de nevoeiro (caso exista nebulosidade). Ver e ser visto ajuda a prevenir acidentes.
A Inovpeças contribui para a segurança rodoviária através do serviço de distribuição de produtos e peças de qualidade.