IUC deixa de ser pago no mês da matrícula, mas só em 2026
A partir de 2026, o Imposto Único de Circulação (IUC), também conhecido como selo do carro, vai deixar de ter como prazo de pagamento o mês correspondente à data de matrícula do veículo. Esta alteração foi anunciada recentemente e tem como objetivo simplificar o processo para os proprietários de veículos.
Atualmente, o pagamento do IUC deve ser efetuado no mês em que o veículo foi matriculado, o que pode ser difícil de recordar para muitos condutores. Com a mudança que entra em vigor em 2026, o pagamento do imposto passará a ser feito até ao final do ano, ou seja, 31 de dezembro, independentemente da data de matrícula.
O que isso significa para os proprietários de veículos?
Esta mudança vai trazer mais flexibilidade para os proprietários de veículos, permitindo-lhes pagar o IUC em qualquer momento até ao final do ano, sem a necessidade de se preocupar com a data exata da matrícula.
Contudo, é importante notar que esta medida só entrará em vigor em 2026. Para o ano de 2025, o pagamento continuará a ser realizado no mês da matrícula, como tem sido o processo habitual.
Objetivo da alteração
A principal intenção desta mudança é simplificar o processo de pagamento do IUC e facilitar a vida aos contribuintes, permitindo uma maior flexibilidade na gestão das obrigações fiscais.
A medida foi incluída no Orçamento do Estado e deve ajudar a reduzir a burocracia associada ao pagamento do imposto.
