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Todos os automóveis têm peças sujeitas a desgaste natural, que exigem manutenção regular para garantir a segurança, eficiência e durabilidade do veículo. Conhecer quais são essas peças, os motivos do seu desgaste e como prolongar a sua vida útil pode evitar avarias inesperadas e custos elevados.

Travões

O sistema de travagem é composto por pastilhas, discos e outros elementos que permitem reduzir a velocidade do veículo de forma segura.

Porque se desgastam:
O atrito constante entre pastilhas e discos provoca desgaste. Condução em cidade, travagens bruscas ou excesso de peso no veículo aceleram o processo.

Como evitar desgaste excessivo:

  • Conduzir de forma suave, evitando travagens desnecessárias.

  • Usar as mudanças para ajudar a reduzir a velocidade.

  • Manter os pneus calibrados, já que a aderência influencia a travagem.

Quando fazer manutenção:

  • Pastilhas: em média, a cada 30.000 km (pode variar consoante a condução).

  • Discos: em média, a cada 60.000 km.

  • Atenção a sinais como ruídos metálicos, vibrações ou pedal de travão mais “duro” ou “esponjoso”.

Pneus

São o único ponto de contacto entre o carro e a estrada, essenciais para segurança, aderência e conforto.

Porque se desgastam:
O contacto constante com o piso, as mudanças de temperatura e a pressão incorreta levam ao desgaste irregular ou prematuro.

Como evitar desgaste excessivo:

  • Verificar a pressão dos pneus pelo menos 1 vez por mês.

  • Fazer alinhamento e balanceamento regularmente.

  • Rodar os pneus (frente/trás) para equilibrar o desgaste.

  • Evitar buracos, subidas de passeios e travagens bruscas.

Quando fazer manutenção:

  • Substituir quando a profundidade do piso for inferior a 1,6 mm.

  • Em média, os pneus duram entre 40.000 e 60.000 km.

  • Verificar regularmente se existem cortes, bolhas ou desgaste irregular.

Amortecedores

São componentes da suspensão que absorvem impactos, garantem conforto e mantém o carro estável em curvas e travagens.

Porque se desgastam:
Com o tempo, o óleo interno perde eficácia e as peças sofrem desgaste devido ao impacto constante com o piso.

Como evitar desgaste excessivo:

  • Evitar conduzir frequentemente em estradas muito degradadas.

  • Reduzir a velocidade em lombas e buracos.

  • Fazer revisões periódicas da suspensão.

Quando fazer manutenção:

  • Recomenda-se inspeção a cada 20.000 km.

  • Substituição em média a cada 80.000 km, dependendo do tipo de condução e estrada.

  • Sinais de alerta: carro “abanar” em excesso, desgaste irregular dos pneus, perda de estabilidade em curvas.

Correias (Distribuição e Acessórios)

A correia de distribuição sincroniza o movimento das válvulas e pistões do motor. Já a correia de acessórios faz funcionar componentes como alternador, bomba de água e ar condicionado.

Porque se desgastam:
Estão em constante movimento, sujeitas a atrito, calor e tensão. O desgaste natural pode levar a falhas graves.

Como evitar desgaste excessivo:

  • Cumprir sempre o plano de manutenção indicado pelo fabricante.

  • Não ignorar ruídos anormais vindos do motor.

  • Usar peças de qualidade na substituição.

Quando fazer manutenção:

  • Correia de distribuição: geralmente entre 60.000 e 120.000 km (depende do modelo e fabricante).

  • Correia de acessórios: entre 40.000 e 80.000 km.

  • Substituir sempre que apresentem fissuras, desgaste visível ou ruídos.

O desgaste de peças como travões, pneus, amortecedores e correias é inevitável, mas com manutenção preventiva pode ser controlado, prolongando a vida útil do carro e garantindo maior segurança.

Realizar revisões periódicas, seguir as recomendações do fabricante e estar atento aos sinais do veículo são atitudes simples que fazem toda a diferença para evitar custos elevados e imprevistos na estrada. Conte com a nossa equipa para prolongar a durabilidade do seu automóvel com dicas e peças com a maior qualidade.

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